Democracia directa e dignidade humana
Postado por
Curiosa Qb
em segunda-feira, 12 de novembro de 2007
...
"A democracia directa é a nova exigência da dignidade humana. Para corrigir os abusos dos eleitos no quadro obsoleto da democracia representativa, os cidadãos têm de recuperar o poder de sufrágio real e a soberania política, usurpada pelos directórios partidários nacionais e locais e sujeita a fidelidades secretas. A dignidade humana exige a intervenção dos cidadãos na escolha livre dos eleitos, a sua consulta nas grandes decisões do Estado, a transparência e a prestação de contas pelos dirigentes e regras efectivas de controlo dos mandatos. A dignidade humana reclama a maioridade dos cidadãos permitida pela democracia directa, a qual, por sua vez, é favorecida pelo progresso tecnológico actual. Sem essa reforma política, não é possível o desenvolvimento integral da comunidade."
in cidadaniaPT
.
Foi divulgado que o Centro Académico Vimaranense promove um ciclo de tertúlias, sendo que hoje decorre "Democracia directa e dignidade humana" tendo como orador António Balbino Caldeira.
.
Não tenho conhecimentos suficientes para opinar sobre a Democracia Directa e é com desprazer que não assisto a esta tertúlia, mas estou convicta que iniciativas como esta da sociedade cívil são mostras do desagrado (generalizado) perante o sistema político vigente .
.
Oxalá estas iniciativas se estendam a outras localidades, e que do debate surjam planos exequíveis, com vista ao melhoramento da qualidade de vida de todos os portugueses.
.
Pós-texto (15.11.2007 às 02:15): texto da conferência "Democracia Directa e Dignidade Humana" da autoria de António Balbino Caldeira.
blog comments powered by Disqus