Crianças Portuguesas Desaparecidas
...
.
Parece-me que se não recolheram no passado, não será agora que o irão fazer, no entanto há 9 anos que existe um arguido. E isso serve para quê, se a criança (agora com 20 anos de idade) continua desaparecida passados quase 10 anos?
.
Se há inúmeras cooperações internacionais, porque será que Portugal não avança com uma acerca das crianças portuguesas desaparecidas?
- o National Center for Missing and Exploited Children projecta imagens através da técnica de envelhecimento digital (progressão de idade) gratuitamente, desde que uma força policial o solicite. Bastava Portugal fazer um pedido através da Interpol e voilá, mesmo não sendo um retrato fiel mas sim uma estimativa, as imagens divulgadas já não seriam as da época do desaparecimento, como se constata no site da PJ. Mais uma vez, presumo que Portugal não o solicitou;
- na ONG Missing People também se realizam estas projecções, que apesar de ter parceria com as autoridades britânicas, também o faz para outras entidades desde que paguem o serviço. E foi o que a Revista Visão fez e divulgou no seu nº 748, em relação a crianças portuguesas desaparecidas há mais de dois anos, pois é esse o intervalo mínimo de tempo que possiblita este trabalho.
Carlos Anjos (presidente da Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal) afirma que «no sul da Europa, ninguém acredita na técnica» - leia-se progressão de idades - e que «todos os dias, há dois colegas na net a localizar imagens que possam coincidir com as das crianças procuradas» (Revista Visão, nº 748, pg 94). E estão à espera de encontrar, por exemplo, a CLAÚDIA SOUSA como era há 14 anos ou o RUI PEREIRA como era há 9 atrás, já que não acreditam nesta técnica?
- Carlos Anjos referiu também que «em Portugal, um desaparecido não é absolutamente nada. Não há qualquer referência no Código Penal. Só é crime se envolver um ilícito criminal, como rapto».
E enquanto não houver prova do rapto, as famílias e as crianças desaparecidas continuam a agonizar sem que se faça algo por elas?
.
As crianças desaparecidas não podem ser esquecidas
Jorge Manuel Duarte Lopes Sepúlveda
Desapareceu a 15/08/1991
Cláudia Alexandra Silva e Sousa ("Carricinha")
Desapareceu a 13/05/1994
João José Gomes Teles
Desapareceu a 06/10/1998
.
Rui Pedro Teixeira Mendonça
Sofia Catarina Andrade de Oliveira
Desapareceu a 22-02-2004