Protesto nacional contra o preço dos combustíveis
...
“Por um preço mais justo, transparência e maior concorrência”, a DECO, apela aos consumidores que não abasteçam os seus veículos, no próximo dia 27 de Setembro (sábado), ao longo de todo o dia, em qualquer gasolineira.
A DECO, no seu sítio, expõe as razões e as revindicações deste protesto, particularmente:
"- As empresas petrolíferas façam repercutir no preço de venda ao público dos combustíveis as reais variações dos preços das matérias-primas, adoptando assim uma política de transparência de preços face aos consumidores.
- A Autoridade da Concorrência exerça com eficácia as suas competências de fiscalização e supervisão deste mercado, vigiando em permanência a evolução dos preços e reprimindo eventuais práticas restritivas da concorrência, por parte das empresas petrolíferas.
- O Governo crie uma estrutura específica de regulação deste sector, com capacidades efectivas de intervenção e introduza medidas adequadas ao combate ao oligopólio fomentando o aparecimento de novos operadores no mercado."
É facultado um
cartaz de protesto (que se pode imprimir e afixar nos veículos ou outros locais), e um dossiê alusivo ao preço dos combustíveis no qual, qualquer um de nós, pode inscrever os seus dados (sem custos) de forma a apoiar a DECO nestas revindicações.